José Eduardo Franco

:: José Eduardo Franco nascido em Machico em 1969, é doutorado em História e Civilização pela École des Hautes Études en Sciences Sociales of Paris e em Cultura pela Universidade de Aveiro. Fez o mestrado em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Desenvolveu pesquisa original nos domínios da mitologia portuguesa e das grandes controvérsias históricas que marcaram a vida cultural, política e religiosa de Portugal. Para além do seu trabalho de investigação e coordenação de projetos, tem vindo a organizar congressos internacionais científicos de grande escala. É desde 2012 o Diretor do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Foi ainda Presidente da Direção do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e Vice-Presidente da Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos.

:: Livros (do próprio e/ou recomendados):
   • Jesuítas e Inquisição [J.Eduardo Franco e Célia Cristina Tavares]: Sinais de Fogo
   • Padre Manuel Antunes: Homo Oecumenicus [J.E.F. e L.M.Abreu]: F.Cal.Gulbenkian
   • O Padre António Vieira e as mulheres [J.E.F. e Is.M.Cabanas]: C. das Letras / livro
   • O Mito dos Jesuítas em Portugal, no Brasil e no Oriente Vol.II [J.E.F.]: Gradiva
   • O Mito dos Jesuítas em Portugal, no Brasil e no Oriente Vol.I [J.E.Franco]: Gradiva