‘’


Fotos do evento 12 – Espinho

:: Religião e Educação:
 
IMG_10_02
 
 
IMG_10_03

Paulo Borges

João Relvas
 

:: Paulo Alexandre Esteves Borges (Lisboa, 5 de outubro de 1959) professor, ensaísta, filósofo, poeta e escritor português. É Sócio-fundador e membro do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, membro correspondente da Academia Brasileira de Filosofia, membro Fundador da APERel – Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões, membro do Conselho de Direcção da Revista Lusófona de Ciência das Religiões, director da revista Cultura ENTRE Culturas, cofundador e ex-presidente (de 2002 a 2014) da União Budista Portuguesa, ex-presidente (de 2004 a 2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva, ex-vice-Presidente da Associação Interdisciplinar para o Estudo da Mente, vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade de Ética Ambiental. Foi Presidente do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) de 2011 a 2014, tendo-se demitido em 13 de Setembro de 2014, e se desfiliado do partido em 8 de Julho de 2015. Foi candidato, pelo PAN, à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa nas eleições autárquicas de 2013, tendo sido entre nove o 5º candidato mais votado. Nas Legislativas de 2011 ficou a cerca de 3000 votos de ser eleito deputado por Lisboa. É Presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética, que visa promover uma ética e uma espiritualidade laicas e holísticas, transversais a crentes e descrentes, baseadas no reconhecimento da interdependência de todos os seres e formas de vida. É candidato anunciado às eleições presidenciais de 2016, com o lema “Outro Portugal existe”.

Filipe Duarte Santos

João Relvas
 

:: Filipe Duarte Santos, é licenciado em Geofísica pela Universidade de Lisboa, doutorado em Física Nuclear pela Universidade de Londres e desde 1979 professor de Física na Universidade de Lisboa, regendo disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Globais, além de professor convidado em várias Universidades prestigiadas dos Estados Unidos e Europa. Foi vice-presidente do Instituto de Meteorologia de Portugal entre 1987 e 1988, tendo posteriormente coordenado a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Posteriormente, em 1998, passa a integrar o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e a membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. Ao longo dos anos tem coordenado diversos projectos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais, dos quais se destacam a sua acção como investigador coordenador do Projecto SIAM – Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC-UL) (1999-2002) e responsável do projecto PORTCOAST, Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa. É o actual director do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa, e galardoado em 2008 com Prémio Universidade de Lisboa.

Podcastings do evento 12 – Espinho

:: Evento “Religião e Educação”
 
• 1: 
download 1: link
 
• 2 – Perguntas: 
download 2: link
 
———————–
• 3 – Ciência e Religião – alunos do secundário – Perguntas: 
download 3: link

João Relvas

João Relvas
 

:: João Bettencourt Relvas licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra e após 4 anos a trabalhar no Charing Cross Hospital (parte do Imperial College of Medicine) em Londres, doutorou-se em Genética Molecular na Universidade de Lisboa em 1997. Realizou trabalho pós-doutoral na Universidade de Cambridge e em 2002 mudou-se para o Instituto Federal Suiço de Tecnologia de Zurich – ETHZ, para dar início ao seu próprio laboratório de Investigação. Em 2009, regressou a Portugal, mais concretamente para o IBMC do Porto, onde abriu o laboratório de Biologia das Células da Glia, que estuda os mecanismos de mielinização e remielinização do sistema nervoso e também da neuroinflamação. No fim do ano transacto, com a abertura do Instituto de Inovação e Investigação em Saúde (i3S) , o seu laboratório mudou-se para este novo instituto de biomedicina da universidade do Porto. João é também há vários anos o coordenador da unidade de Neurociências do IBMC, e mais recentemente da Unidade de Neurobiologia e Doenças Neurológicas, que inclui 19 laboratórios de investigação, do i3S.
Para além da sua actividade de investigador, é membro do conselho científico para as ciências da vida e da saúde da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e foi professor convidado na Faculdades de Medicina e de Ciências da universidade do Porto. Tem ainda participado em projectos, exposições e debates sobre temas vários de ciência e sociedade quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Joana Castelo Branco

Joana Castelo Branco
 

:: Joana Castelo Branco, é licenciada em Psicologia, na pré-especialização de Psicoterapia e Aconselhamento, (1992) e Mestre em Desenvolvimento Humano (2003) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Tem leccionado na área da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Educação em diversos cursos de nível pré e pós graduado. Atua igualmente na docência universitária em áreas como a Deontologia Profissional e a Avaliação Neuropsicológica da criança. Como psicóloga clínica, tem acompanhado crianças com dificuldades de adaptação e de aprendizagem. Trabalha em Ciências da Saúde, na área da Neuropsicologia, em colaboração com Alexandre Castro-Caldas, na Universidade Católica de Lisboa.