Paula Moura Pinheiro

:: Paula Moura Pinheiro é licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em Direito Comunitário pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e é Jornalista profissional. Trabalhou na imprensa como repórter, entrevistadora e cronista; na televisão e na rádio como autora, editora e apresentadora de programas, assim como no Expresso, Marie Claire, Independente, Grande Reportagem, Rádio Comercial e Rádio Paris Lisboa, SIC, RTP1 e RTP2. Alguns dos programas que dirigiu e apresentou foram “Sexo Forte”, “O Pecado Mora Aqui”, “O Senhor que se Segue”, “Livres e Iguais”, “GLX” e “Câmara Clara”. Responsável pelo “Guia de Leitura 2003” do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, fez comunidades de leitores um pouco por todo o país; como membro das A4, realizou durante anos com a Fundação Calouste Gulbenkian “Os Clássicos”. Fez também o programa cultural da Feira do Livro de Lisboa em 2004 e em 2005 e publicou “Portugal no Futuro da Europa”, um livro sobre a primeira versão do Tratado Constitucional Europeu. Em 2002 saíra o seu primeiro livro, “27/08”, em 2006 “Estória da Pré-História do Chapitô”, uma biografia de Teresa Ricou, e em 2010, “Viagem de Regresso”. Entre 2006 e 2012 foi subdirectora da RTP2.