João Relvas

:: João Bettencourt Relvas licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra e após 4 anos a trabalhar no Charing Cross Hospital (parte do Imperial College of Medicine) em Londres, doutorou-se em Genética Molecular na Universidade de Lisboa em 1997. Realizou trabalho pós-doutoral na Universidade de Cambridge e em 2002 mudou-se para o Instituto Federal Suiço de Tecnologia de Zurich – ETHZ, para dar início ao seu próprio laboratório de Investigação. Em 2009, regressou a Portugal, mais concretamente para o IBMC do Porto, onde abriu o laboratório de Biologia das Células da Glia, que estuda os mecanismos de mielinização e remielinização do sistema nervoso e também da neuroinflamação. No fim do ano transacto, com a abertura do Instituto de Inovação e Investigação em Saúde (i3S) , o seu laboratório mudou-se para este novo instituto de biomedicina da universidade do Porto. João é também há vários anos o coordenador da unidade de Neurociências do IBMC, e mais recentemente da Unidade de Neurobiologia e Doenças Neurológicas, que inclui 19 laboratórios de investigação, do i3S.
Para além da sua actividade de investigador, é membro do conselho científico para as ciências da vida e da saúde da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e foi professor convidado na Faculdades de Medicina e de Ciências da universidade do Porto. Tem ainda participado em projectos, exposições e debates sobre temas vários de ciência e sociedade quer em Portugal, quer no estrangeiro.