Pastoral da Cultura (Cantanhede)

Pastoral da Cultura Link to Pastoral da Cultura

Projeto “Palavras no Tempo” propõe debate sobre Religião e Maçonaria

“Religião e Maçonaria”, com as intervenções do jornalista Henrique Monteiro e do investigador João Conduto, é o tema da próxima sessão do projeto “Palavras no Tempo”, que decorre esta sexta-feira, às 21h15, no salão paroquial de Cantanhede.

A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a editora Gradiva, Universidade do Porto e Centro Nacional de Cultura, consiste na realização de conferências e debates em torno de aproximações múltiplas à religião e cultura, declinadas por crentes e não crentes.

«“Palavras no Tempo” recria estilos de comunicação e diálogo de outros tempos, contextualizados à nossa realidade, carente ainda de efetiva reflexão e debate, apesar do ruído dos “media”», explica a página do projeto.

Personalidades de renome no domínio da economia, afetividade, justiça, ética, poesia, jornalismo, educação e história vão falar do relacionamento que se entretece entre estes domínios e a religião, num programa com mais de duas dezenas de encontros que se estende até dezembro de 2015, no norte e centro do país.

Laborinho Lúcio, José Souto de Moura, Fernando Rosas, José Eduardo Franco, Teresa Lago, Teresa Toldy, João Luís Guimarães, Pedro Mexia, Paulo Mendes Pinto, xeique David Munir, Fernanda Câncio, Paula Moura Pinheiro, António Nóvoa, Joaquim Azevedo, António Barreto e D. Manuel Clemente são algumas das personalidades que vão intervir na iniciativa.

O esquema habitual das sessões, com entrada livre, consiste em dois encontros a realizar numa sexta-feira de cada mês; o primeiro é dirigido a alunos de uma escola, baseando-se no livro “Educação, ciência e religião” (Alfredo Dinis, SJ e João Paiva, ed. Gradiva).

Na noite do mesmo dia, às 21h15, decorre a sessão da noite, aberta a toda a comunidade. Em alguns municípios, na semana anterior às sessões principais, realiza-se o evento «Razões de (des)crença», em colaboração com as paróquias locais.

O planeamento prevê que no final de cada ano seja publicado pela Gradiva o livro “Palavras no tempo”, «que sintetiza o essencial das exposições/debates desenvolvidos».

Associada à sessão desta sexta-feira tem lugar, às 10h15, um encontro no auditório da Escola Secundária de Cantanhede, especialmente dedicada a estudantes do Ensino Secundário.

O próximo evento está agendado para Estarreja, com o tema “Religião e afetos”, a 19 de dezembro, às 21h15, com intervenções de Maria Belo e José Frazão.

Henrique Monteiro foi diretor do Sindicato dos Jornalistas e membro do seu Conselho Geral. Exerceu o cargo de diretor do semanário “Expresso”, sendo atualmente diretor coordenador de Projetos Editoriais da Impresa, grupo que integra, além daquele jornal, a televisão SIC e outros meios de comunicação.

Nascido na Guiné-Bissau, João Conduto é licenciado em Engenharia Química e Mestre em Economia Internacional. Foi assessor do governo português, colaborou com a Fundação Fé e Cooperação, da Igreja católica, e é hoje investigador no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade.

Rui Jorge Martins
Publicado em 03.11.2014