Manuel Clemente

:: D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, nascido em Torres Vedras em 1948, é o atual Cardeal-Patriarca de Lisboa Licenciado em História na Faculdade de Letras de Lisboa, formou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa em 1979, ano em que foi ordenado Presbítero. Doutorou-se em Teologia Histórica em 1992 com a tese intitulada “Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A «Sociedade Católica»”. Foi diretor do Centro de Estudos de História Religiosa da mesma universidade entre 2000 e 2007 e é, desde 1993, membro da Sociedade Científica da Universidade Católica e, desde 1996, Sócio Académico Correspondente da Academia Portuguesa de História. Foi ainda coordenador de dois projetos Igreja e movimentos sociais: as organizações católicas em Portugal no século XX (1993-1995) e O movimento católico e a presença da Igreja na sociedade portuguesa (1996-1998). Na sua vida eclesiástica foi nomeado cónego da Sé Patriarcal e foi Reitor do Seminário dos Olivais. Foi coordenador do Conselho Presbiteral do Patriarcado (1996) e coordenador da Comissão Preparatória da Assembleia Jubilar do Presbitério para o ano 2000. Foi nomeado Bispo auxiliar de Lisboa por João Paulo 11 (1999), tendo sido presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais entre 2005 e 2011. Foi nomeado Bispo do Porto pelo Papa Bento XVI (2007). Finalmente foi nomeado Cardeal-Patriarca de Lisboa (D.Manuel III). Ganhou o Prémio Pessoa (2009) e foi condecorado com várias medalhas (Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, Grã-Cruz Pro Puis Mentis, concedida pela Ordem Soberana Militar de Malta) e recebeu Medalhas de Honra de vários Municípios (Marco Canavezes, Valongo, Porto, Gondomar, Melres, V.N.Gaia).