Aniceto Carmo

:: Joaquim Fernando dos Santos Aniceto do Carmo, nascido em Setúbal em 1955, completou o curso de engenharia civil no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e exerce actualmente a profissão numa empresa de construção civil, da qual é sócio e gerente. Foi atleta de alta competição na modalidade de basquetebol, com vários títulos de campeão nacional na qualidade de representante do Sport Lisboa e Benfica e do FC Porto. Pertenceu à selecção nacional durante 20 anos. Também desempenhou funções de treinador de escalões jovens, onde se especializou, tendo sido campeão nacional por duas vezes no escalão sub 16. Ministrou cursos para treinadores e foi igualmente tradutor de cursos para treinadores, ministrados por conceituados treinadores americanos. Actualmente é gestor de empresa, de processos e de pessoas e sempre desenvolveu um particular interesse por temas de índole social. Participou em processos desportivos colectivos de alto rendimento, o que lhe conferiu uma experiência relevante, que pretende aplicar na vida empresarial e social. Desenvolve interesse nas áreas da historia, da filosofia e da economia e tem como referência na sua formação social e politica toda a evolução ideológica em torno da revista “o Tempo e Modo”, particularmente no período do Estado Novo. Foram e são determinantes para si as suas polémicas discussões, internas e externas e considera-se influenciado pelo pensamento de personalidades que vieram a ter relevância na vida politica do Portugal democrático. Afirma-se como um não crente, irrequieto, dialogante, e esperançoso.