Carlos Fontes

Carlos Fontes, nascido em 1968 na cidade Lisboa, é licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Lisboa (1991) e doutorado pela Universidade de Newcastle, Inglaterra (1995). Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, onde desenvolve investigação sobre a biologia molecular e estrutural da degradação de carbohidratos estruturais. Orientou 14 alunos de doutoramento e publicou mais de 150 artigos em revistas internacionais com revisão por pares. Fundou (2008) a empresa NZYTech genes & enzymes (www.nzytech.com) que desenvolve novas soluções na área da biologia sintética e engenharia de proteínas. A NZYTech comercializa os seus produtos em mais 50 países diferentes e é uma das empresas portuguesas mais dinâmicas do sector da biotecnologia. Casado, pai de 3 filhos, é membro da Comunidade de Vida Cristã (CVX) (www.cvxp.org).