Miguel Castelo Branco

:: Miguel Castelo Branco, nasceu em Coimbra. Em 1991 licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Mais tarde, optou por fazer o doutoramento, tendo integrado o Instituto Gulbenkian de Ciência em Oeiras. A última fase dessa formação passava pelo trabalho em laboratório num dos muitos institutos acreditados no programa. Dado o seu interesse pelas neurociências, Miguel Castelo Branco optou por um laboratório na Alemanha que estudava os mecanismos neuronais associados à visão. Ali concluiu o doutoramento e fez depois um pós-doutoramento. Mais tarde partiu para a Holanda, onde trabalhou na área da neuroimagiologia cerebral e deu aulas como professor assistente na Universidade de Maastricht. O regresso a Portugal veio na sequência de um convite para lecionar na FMUC, bem como para fazer investigação na área da visão e do cérebro, no então, recém-criado Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI), onde hoje é o coordenador. Miguel Castelo Branco é também diretor do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS).